Exercitar-se em função apenas da estética ou por saúde?

    É justo e mais que compreensível que ao praticar exercícios você almeje pernas mais torneadas, uma barriga chapada e outros resultados estéticos. Estas mudanças no corpo são o objetivo principal da maioria das pessoas que frequentam Studios, academias ou outros espaços onde fazem exercícios.

    Mas não é recomendável buscar os resultados estéticos a qualquer custo, sem se preocupar com a saúde, e iremos te explicar o porquê.

    Em primeiro lugar, é necessário ter em mente que cada organismo possui suas limitações, barreiras e dificuldades e por isso não devemos nos pautar nos resultados de outras pessoas para pensar no próprio corpo. Siga seu ritmo que, tendo afinco, determinação e compromisso, os resultados chegarão mais cedo ou mais tarde.

    Ter consciência que os resultados vêm com o tempo e sempre pensar e focar em um objetivo que você determinou será essencial para alcançar aquele corpão que você sempre sonhou!

    Falando em “ter em mente”, vamos falar sobre o que é o tema principal de nosso artigo hoje: a saúde. Quando falamos da saúde geral de qualquer ser humano, é necessário pensar em uma união estável entre corpo e mente – se um não vai bem, o outro também não terá o melhor desempenho possível.

    Então, quando sua mente está direcionando os pensamentos sobre a prática dos exercícios físicos apenas para a necessidade de conquistar um corpo esteticamente perfeito, você corre um grande risco de se esquecer da sua saúde. É necessário focar principalmente nos benefícios que serão sentidos por você a longo prazo ao praticar atividades físicas, pois assim você correrá menos riscos de ultrapassar os limites do seu corpo e sofrer consequências negativas ou se sentir frustrado com seu desempenho.

    Muitas vezes, quem pratica exercícios apenas pela beleza física, desiste rápido dos objetivos porque os resultados levam um tempo demasiadamente longo para fazer a diferença. Você já ouviu falar de alguém que desistiu do “Projeto Verão”? Este é um exemplo clássico de uma necessidade urgente que a pessoa cria e acaba se frustrando ao longo dos dias por não perceber os progressos diários no tempo determinado. A frustração vem pela mente não estar preparada para pensar em longo prazo, que deveria ser o foco principal ao praticar exercícios regularmente.

    Massáo Matayoshi resumiu bem a diferença entre treinar por saúde e por estética na seguinte citação:

“Entre se exercitar por saúde ou por estética o resultado de ambos são os mesmos, o que diferencia é que o primeiro se faz com prazer e o segundo para o prazer. Nada mais simples do que o primeiro para si e o segundo para os outros”.

     Ao treinar sua mente para buscar resultados mais duradouros que apenas um verão, você estará contribuindo para que sua qualidade de vida melhore e que sua expectativa de vida se expanda. Além disso, praticando exercícios físicos regularmente, sua autoestima ficará sempre lá em cima!

    Exercite-se pensando principalmente na saúde, mas isso não é sinônimo de que você precisa esquecer sua vontade de esculpir um belo físico! Escolha, com a ajuda de um profissional, treinos e sequências que vão de encontro com os resultados que você tanto deseja. Não se esqueça de unir os esforços dos exercícios físicos a uma dieta balanceada para que o resultado seja o melhor possível.

Você pode gostar

Deixe um comentário