O tipo de tênis certo para cada ocasião

Usar o tênis certo para cada atividade física pode prevenir  lesões e outros problemas ortopédicos. “Com um tênis sem um amortecimento adequado, há maior sobrecarga nas articulações do joelho e do quadril ,  que podem levar a uma degeneração precoce da coluna“, alerta Thiago Coutinho, ortopedista membro do Instituto de Patologia da Coluna em São Paulo.

Além da coluna, os joelhos também podem ser prejudicados. “Problemas relacionados ao desgaste da articulação do joelho são os mais prováveis de ocorrerem como a degeneração de meniscos (cartilagens presentes na articulação do joelho)”, acrescenta o especialista. Existem calçados que  são específicos para cada tipo de pisada.

Coutinho também explica que outras articulações ficam comprometidas, se a finalidade do tênis não for a mesma da atividade física. “O impacto direto nos pés com um calçado inadequado pode causar o desgaste precoce dos ossos e da articulação do e tornozelo. Além disso, podem favorecer a lesões como entorse (perda momentânea das articulações) e fraturas”, afirma o ortopedista.

Quer evitar alguma lesão ou problemas maiores na coluna, pés, tornozelos ou joelhos? Confira algumas dicas de tênis certos para cada atividade, seja no lazer, ou seja para malhação:

1.  Corrida

Os tênis de corrida devem ter bom sistema de ventilação e ser leve, para que a atividade fique melhor e mais ágil.  Também são importantes os amortecedores dianteiros, para absorver o impacto das pernas, pés e joelhos. A ventilação é importante para que o pé não acumule muita umidade.

2. Casual

Os tênis causais são perfeitos para os momentos de lazer.

Ir ao parque, dar uma voltinha rápida no shopping, encontrar as amigas em casa… Enfim, são calçados direcionados para atividades que não incluem corridas ou tarefas mais pesadas.

3. Vôlei

O impacto frontal deve ser priorizado, para diminuir o impacto dos saltos dados pelo atleta. Como nos tênis de corrida, os protagonistas na hora da escolha de um bom tênis para praticar vôlei são os amortecedores e o sistema de ventilação.

Os calçados também devem vir acompanhados de um solado de borracha com ranhuras, para estabilidade na quadra.

4. Academia

Os tênis para academia devem proporcionar o conforto. Vale lembrar que na malhação, o impacto do corpo também é grande, por isso, dependendo da atividade que for fazer, os amortecedores dianteiros são importantes.

Diferente dos tênis de corrida, os calçados para academia devem priorizar a estabilidade, para atividades de longa duração em uma mesma posição e devem ter palmilhas confortáveis.

5 – Adventure/Trekking
O calçado precisa amortecer  as irregularidades do solo aonde o atleta poderá pisar e diminuir as chances destorções, lesões ou até tropeços.É importante deixar claro que os tênis para uma modalidade de aventura devem ter um solado mais duro do que os demais.

Fonte: corpoacorpo.uol.com.b

Você pode gostar

Deixe um comentário