Reduza o cansaço durante os treinos e melhore o condicionamento físico

Para quem não tem preparo físico, ou até para quem já pratica exercícios, mas sem supervisão, é comum sentir cansaço na hora dos treinos. Hoje vamos te dar dicas que irão ajudar a sentir menos cansaço nos treinos e ensinaremos também como melhorar seu condicionamento físico, que é o que mais desejamos quando praticamos exercícios. Vamos às dicas?

 

Diminua seu cansaço:

 

  1. Na hora dos exercícios, respire pela boca

Ao  praticar exercícios físicos seu corpo precisa de mais oxigenação. A morfologia do nariz não permite inspirar todo o ar que o organismo precisa para a prática de exercícios mais pesados e, dessa forma, inspirar e expirar pela boca permite uma maior entrada de ar. É importante fazer exercícios respiratórios para melhorar seu fluxo respiratório. O pilates é ideal para treinar sua respiração. O treinamento da respiração proporciona diversos benefícios para o corpo, como a diminuição da ansiedade, oxigenação do cérebro, restabelecimento da calma interior e alívio dos sintomas de problemas respiratórios (como a bronquite).

 

  1. Hidrate-se

É importante tomar água antes mesmo de começar a se exercitar. Comece tomando 200ml de água ou isotônico 1 hora antes do treino e durante os exercícios tome de 80 a 120 ml em goles de 15 em 15 minutos. Quando finalizar o treino, é hora de se hidratar com até 1 litro de água. Estes valores são aproximados, tendo como referência um adulto de porte médio.

 

  1. Durma para deixar seu corpo se recuperar do treino

Não adianta treinar direitinho e não dar o tempo adequado para seu corpo repor as energias. É durante o sono que os benefícios adaptativos do treino se processam e as reações anabólicas são otimizadas. Além disso, noites mal dormidas sugam suas energias para o dia seguinte e acabam com seu projeto de vida saudável. Dormir bem é sinal de boa saúde!

 

Melhore seu condicionamento físico:

 

Seu condicionamento físico deve ser melhorado deixando o sedentarismo de lado, mas o mais importante é favorecer o corpo todo durante os treinos. Mas como fazer isso? Coloque em prática um programa de exercícios físicos que dê atenção aos exercícios aeróbicos e funcionais. Esta recomendação é tão importante porque, quando estamos sedentários, nosso corpo perde força, pois não utilizamos os músculos com a frequência e intensidade necessárias para deixar nosso organismo fortalecido para se proteger das doenças que podem surgir ao longo dos anos.

Veja duas opções de agenda de treinamento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um adulto:

  1. Atividade que fortaleça os músculos, como o treino em circuito, em dois dias na semana para trabalhar todos os grupos musculares + 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos moderados.

 

  1. Exercite-se por 75 minutos semanais de intensidade vigorosa, fazendo um mix de exercícios de intensidade moderados e vigorosos (aeróbicos e musculares, como: kettlebell, circuitos de exercícios e treinamentos funcionais).

 

Estas são duas opções fornecidas pela OMS para pessoas adultas saudáveis, mas para que seu treino seja ainda mais proveitoso, além de seguir as dicas que você acabou de ler, procure um preparador físico. Ele fará um treinamento planejado que leva em conta seu condicionamento físico, preferências e aspirações. No Fit100 você encontra este profissional e também o ambiente perfeito para te deixar motivado para sair do sedentarismo.

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